Amália Hoje

2024

Design do website oficial do projecto musical Amália Hoje. 

Já basta saber
Que há em nós a saudade a doer
Se afinal recordar é sofrer
Rasga o passado

Rasga o passado

O projecto Amália Hoje nasce do convite de Paula Homem, então Presidente da Valentim de Carvalho, a Nuno Gonçalves (The Gift) a reinterpretar uma parte do repertorio de Amália Rodrigues – o Maior Ícone do Fado. 
Para a interpretação Nuno escolheu três artistas bastante díspares entre si — Sónia Tavares, vocalista dos The Gift, Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell e Paulo Praça
Assim, a 27 de Abril de 2009, nasce o disco Amália Hoje, com nove fados imortalizados por Amália Rodrigues e reinterpretados com uma abordagem pop contemporânea, assumindo a postura de que Amália Rodrigues foi a primeira e maior estrela pop de Portugal. Na altura do lançamento, Nuno Gonçalves afirmava que “olhando para o passado, ouvindo discos, analisando tudo o que Amália criava, começámos a perceber que Amália era muito mais do que Fado. Amália foi a primeira e talvez a única artista pop com dimensão mundial que Portugal alguma vez teve”.
 
A banda esteve activa entre os anos 2009 e 2012 tendo, a partir dai, actuado esporadicamente, em datas especiais, como em 2022 no Pavilhão Multiusos de Guimarães na Culturgest, a propósito do Centenário de Nascimento de Amália Rodrigues. 
 
No final de 2023 os Amália Hoje lançaram um novo single, Fado Amália, tendo voltado aos palcos no ano seguinte.
Daí nasce a ideia deste site…

vídeo: © Flashview

Objectivo
Este site vai além de ser um simples arquivo; é uma plataforma interativa e promocional, concebida a pensar não só no público que os Hoje têm vindo a conquistar ao longo dos anos, mas também nas novas gerações que, de outra forma, jamais conheceriam o repertório de Amália Rodrigues. 
Em amaliahoje.pt é possível encontrar não só u. conjunto de desde 2009, ano da formação do grupo até aos dias de hoje.
Mais do que um simples site, é um ponto de encontro para quem gosta da (boa) música e da história por trás dela, onde o passado, o presente e o futuro coexistem num só espaço.
o processo

O conceito do site nasceu a partir da identidade visual do single Fado Amália — uma fusão entre a tradição do Fado e a modernidade da Pop. As cores sóbrias, como o preto e o dourado, remetem à elegância do fado clássico, enquanto a tipografia contemporânea traz uma sensação de frescor e modernidade.

A ilustração de destaque não só reflecte a alma do projeto — com um toque artístico e intimista — como permite desvincular a imagem dos quatro elementos da banda à identidade visual, como se qualquer mulher pudesse ser a sua protagonistao. É também uma analogia ao facto de todas as mulheres portuguesas terem um pouco de Amália em si mesmas.  

Imagem que serviu de inspiração para a estrutura visual do site © Keko Ponte

resultado
Desde que criei este site, tem sido um espaço onde quem gosta do projeto Amália Hoje pode encontrar informações organizadas num só lugar. Já recebeu algumas visitas e até algumas partilhas, o que me deixa contente, porque a ideia sempre foi facilitar o acesso a este conteúdo para quem tem interesse. Espero que continue a ser útil para quem quer recordar ou descobrir mais sobre este trabalho.

“e eu toda coração
julguei ouvir então
Amália p’la vez primeira”

fado amália

Patrícia Gomes Design © 2025